Avançar para o conteúdo principal

Psi pródiga, ao Agir e Sentir retorna! E a propósito: Pais e Filhos!

Após uma temporada de trabalho árduo, dedicada a uma tarefa pessoal de investimento académico, que invariavelmente me levou para longe das terras deste nosso espaço, voltei de malas e bagagens. Neste sentido, como esta actividade emprestou muito do tempo que era do Agir e Sentir, resolvi partilhar um bocadinho (inho, inho, inho,...) do meu trabalho. Por motivos clínicos, trabalho frequentemente com famílias. Assim, optei por aprofundar os estudos que a violência nas relações entre pais e filhos apresenta sobre os jovens adultos e enfatizar os benefícios de assumir e comunicar o conflito, dentro do seio familiar. Em todas famílias existem diferenças inultrapassáveis, que geram atritos e mal-estar geral. Ao reconhecer que nenhuma família é perfeita e que o conflito é comum, será mais fácil e normal abordar esta temática, de uma forma saudável. Já que existe e que é geral, porque não aceitar e aprender a
lidar esta realidade que é de todos nós! 
Como podem imaginar, este tema levou a uma infindável ramificação de assuntos associados, mas hoje, vou descrever, com o auxílio de Cury (2012), certos comportamentos e atitudes que distinguem os pais excepcionais. Poder-se-iam escrever enciclopédias sobre este assunto... No entanto, para não afugentar ninguém, vamos apenas começar por umas mini dicas que, quando bem implementadas, farão toda a diferença! 
É essencial que os pais compreendam que, por melhores que sejam as suas intenções, o agir com o máximo bem-estar dos seus filhos em mente nem sempre resulta no que é melhor para eles. À medida que os filhos vão crescendo e se vão tornando em jovens adultos é fulcral atentar nas suas opiniões (ouvir para além do que os ouvidos nos permitem, com muita disponibilidade!), respeitar o seu espaço, a sua privacidade e adequar os cuidados ao nível de desenvolvimento (sempre mantendo as funções de segurança e apoio! Pois é, dá trabalho... Mas afirmam os pais por esse mundo fora que compensa... Confere?). Nenhum pai ou mãe é infalível, pelo que esta interação apenas pode acrescentar benefícios ao sistema familiar. Os pais devem entregar-se a si mesmos aos seus filhos, uma vez que são os vínculos que definem a qualidade da relação entre eles. Os jovens registam constantemente todos os comportamentos, bons e maus, sendo que o registo na memória é involuntário. Tudo o que é registado não pode ser apagado, apenas pode ser reeditado através de novas experiências que sejam registadas sobre experiências antigas. Importa ter atenção que reeditar é um processo possível mas complicado. Assim mais vale sermos cuidados logo à partida. É importante que os pais alimentem a personalidade dos seus filhos com igual empenho ao que dedicam à sua nutrição alimentar, preparando-os para serem seres humanos que conhecem os seus limites e as suas forças. Um ponto muito relevante é que os pais nunca desistam dos filhos, ainda que estes os decepcionem e apresentem transtornos emocionais (por mais difícil que esta tarefa se revele!). É fundamental que um pai valorize mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa (este conselho pode generalizar-se a várias esferas da vida, certo?...). A maturidade é revelada pela forma inteligente como se corrige alguém, pelo que até a traçar limites devem ser dadas explicações. Ao castigar-se num estado de grande intensidade emocional, bloqueiam-se os campos de memória. Desta forma, não acedendo à memória, perde-se a racionalidade, pelo que o castigo poderá ser ilógico ou injusto (daí que a punição física seja desapropriada, não apenas pelo modo como é efectuada mas, claro, pelas consequências significativas que daí advém). É fulcral que se seja capaz de elogiar um filho antes de o corrigir ou criticar, já que assim o amor prevalece e a flexibilidade também. Criticar sem antes elogiar bloqueia a inteligência, leva a que se reaja por instinto, uma vez que potencia a sensação de ameaça. 
E por agora ficam apenas estas pequenas (grandes!) sugestões que que, ao serem incutidas como bons hábitos, vão garantir um vínculo entre pais e filhos muito mais saudável! E saúde e amor nunca fez mal a ninguém!

Comentários

  1. Olá! Gostei muito do que escreveu, está muito bom!!!
    Tenho seguido as suas publicações. tenho o seu blogue na minha lista de blogues que estou a seguir :)
    Beijinho e tudo de bom!!
    Tiago Folhento

    ResponderEliminar
  2. Ola Tiago!
    Muito obrigada pelo interesse e pelas suas palavras. Espero que este seja um espaço onde possamos partilhar ideias!
    É sempre muito benvindo!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom texto! Por vezes pequenas atitudes mudam tanto na maneira como transmitimos uma mensagem, e tal como os pais, também no dia-a-dia era tão mais fácil que as decisões não fossem tomadas a quente e sem noção das consequências nos nossos filhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Gestão das Emoções, suas competências e aspectos

Continuemos a nossa jornada pela Gestão dos nosso sentimentos! Hoje vamos conhecer, aprofundadamente, o modo de gerirmos as nossas emoções, tendo em conta os seus aspectos pessoais e sociais! Mas atenção: Ler é fácil... Difícil é por em prática o que descobrimos. Mas se pensarmos bem, o mero conhecimento da vida não nos permite vive-la, portanto sugiro: porque não experimentar o que vos parecer agradável?

Confiança em si próprio

Auto-confiança! Esta palavrinha pequena, com consequências tão grandes! Com toda a certeza, há dias em que se sentem mais seguros de vocês próprios e outros que parece que não vale a pena afirmarem-se nadinha, pois estão muito incertos que valha a pena partilharem o que quer que seja... Ainda podem conhecer aquelas pessoas, que "muito cheias delas mesmas", consideram que, independentemente de com quem estão, eles sabem mais, conhecem melhor, praticam com mais mestria! Daí que seja tão útil (e mais agradável para a sociedade!!!) termos um nível óptimo de auto-confiança! Para cuidarmos bem de nós e para respeitarmos o outro! Mais à frente iremos aprofundar a

Todo o tempo do mundo, para ti

Olá a todos! Leio, frequentemente, o mesmo através de livros, artigos e qualquer linha que caia sobre o tema de ser feliz em casal: importa passar tempo de qualidade juntos . Contudo, andamos perdidos num quotidiano que mal nos deixa tempo para inspirar fundo e cheirar as flores, relaxar em frente a um filme interessante, fazer exercício físico, convidar amigos para jantar, levar os miúdos aquela actividade tão interessante, ufa... Na realidade, como é que vamos conseguir encaixar tempo para investir um no outro, conseguir o tal "tempo de qualidade"? Mesmo que se consiga, o que é que fazemos ao certo com ele? Tem de ser um super encontro semanal? Uma escapadinha romântica mensal? Ou um gesto arrebatador a cada trimestre? E a energia... o dinheiro... a motivação para embustes amorosos que, a sermos honestos, pouco acrescentam à relação, a longo prazo... Na realidade, pode parecer que advogo contra esse mesmo tempo de qualidade contudo garanto que isso não é verdade.

Posso melhorar a opinião que tenho de mim próprio?

Ora vamos finalmente inserir informações neste espaço criado para que possamos partilhar acções e sentimentos! Começamos com autoestima, conhecermos e estimularmos a nossa só depende d e nós mas afecta a todos! Leiam, ajam, s intam e comentem! Este tema ins ere-se no Desenvolvimento Pessoal, da sondagem sobre os temas que preferem, o qual mereceu o seu primeiro voto antes de todas as outras áreas, pelo que vai estrear o nosso blog! Falemos então sobre a autoestima! A autoestima é dos melhores amigos que podemos ter quer para sermos mais felizes, quer para tratarmos os outros com mais respeito! Se juntarmos o nosso auto-conhecimento e o nosso auto-respeito, deparamo-nos com a nossa autoconfiança! E se juntarmos a nossa autoconfiança à nossa autoestima, resulta no