segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Anda a mim, empatia

Olá a todos!

Quero partilhar um curto video que recomendo, frequentemente, em consulta. É de uma autora cujo trabalho aprecio bastante, Brené Brown, que aborda temas muito relevantes para nos sentirmos bem connosco próprios e para saber ter relações com saúde e qualidade, tais como a vulnerabilidade, a culpa ou, neste caso, a empatia.


Quem me conhece, sabe que a empatia é um tema muito querido para mim. Acredito que a chave de ouro de bons relacionamentos e do crescimento
pessoal residem neste conceito. Ao contrário do que possamos pensar, é algo que tem quase tanto de difícil para compreender como para bem aplicar. O que não significa que não seja possível fazê-lo: ao contrário! Este video é interessante porque explica-nos a diferença entre a empatia e a simpatia, algo que é facilmente mal interpretado. Quando conseguimos perceber que a empatia é aquele estado em que somos capazes de colocar as nossas crenças e pensamentos de lado para simplesmente receber e ouvir o nosso interlocutor, chegamos lá. 

Empatia implica pormo-nos de lado e recebermos o discurso do outro, sem julgamento, de coração aberto. É um estado que leva à nossa melhor compreensão, carinho, validação e apoio que somos capazes de ter. É algo que nos une, de forma construtiva e nada crítica, que traz tranquilidade e aceitação a quem ouvimos e que nos complementa de uma forma muito rica. Recomendo, por uns "eus" e uns "nós" mais felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário